Nos dias atuais, o celular é o herói ou o vilão do estudante. Ele pode ser herói já que você pode ter acesso a um mundo de informações no seu bolso. Mas ele também pode atrapalhar muito seu rendimento e incentivar a procrastinação a níveis inimagináveis. Então esse artigo é para quem quer saber como não ficar no celular durante os estudos para concurso público. Vamos lá?
Por que o Celular Pode Causar Problemas?
O celular é um vício. É um hábito. Vai falar que não é difícil deixar de checar o celular quando ele acende na sua frente? Eu sei que é difícil. Eu sei que ele é a principal fonte de distrações durante uma sessão de estudos, uma reunião de negócios ou mesmo no trabalho.
Quer ser aprovado? Então clica aqui para descobrir como
A cada dia que passa, vejo mais e mais pessoas hipnotizadas pelos seus aparelhos. Na rua, no trânsito, no ponto de ônibus, nas lanchonetes, em casa, nos postos de trabalho. O celular está dominando a nossa forma de agir e de ver o mundo.
E seu cérebro é viciado nesse sentimento de recompensa que as redes sociais geram. O hábito de checar as redes sociais está diretamente ligado ao sistemas límbico e núcleo accumbens, regiões do nosso cérebro que adora a dopamina, molécula do prazer.
Então na prática o celular se tornou como uma droga que gera vícios e recompensas no nosso cérebro. E como se combate um vício?
Não há doses seguras para um viciado. Não existe a possibilidade de consumo seguro de drogas e álcool por um viciado. Então você precisa limitar o seu acesso ao celular. É como um abstinência mesmo.
Mas Como Ficar Longe do Celular Nos Estudos?
O primeiro passo é não ter acesso fácil ao smartphone durante os estudos. É não deixar o celular do seu lado de jeito nenhum quando estiver estudando. Porque ele é muito mais forte que você. Se você deixar na mesa de estudo, a cada vibração, você vai querer ver o que aconteceu ali pelo simples hábito de olhar.
Então a minha recomendação é usar alguma outra forma para marcar o tempo e deixe o celular longe de você. Longe mesmo. Não é para deixar no meio da sua perna. Não é para deixar na prateleira onde você está. De preferência, não deixe nem mesmo no mesmo cômodo que você está.
Aí a cada intervalo nos estudos, você checa o celular apenas para conferir se não há urgência, mas foque no retorno aos estudos no tempo certo. Lembrando que o seu período de descanso entre sessões de estudo deve ser fora do celular simplesmente porque ele não relaxa.
O smartphone te inunda com um volume muito grande de informações e seu cérebro precisa processar tudo isso. Então definitivamente ficar no celular nas pausas do estudo não vai te ajudar em nada. Ouvir uma música, ler um livro ou simplesmente ir fazer alguma coisa que você gosta é muito mais efetivo para reconstituir as suas energias.
Resumindo
Não há fórmulas mágicas para evitar a procrastinação, mas existem atitudes que vão te ajudar a ser mais eficiente. Deixar o celular longe durante uma tarefa que exija foco e disciplina como estudo talvez seja a solução mais eficiente para evitar distrações e procrastinações.
Tenha em mente que você precisa focar nos seus objetivos. E um deles deve ser passar em um concurso público, certo? Então não deixe que celular nenhum fique entre você e seu sonho. Você é muito maior que isso. E a hora de mudar é agora. Você pode ser aprovado no seu próximo concurso público.
Gostou do que leu nesse artigo? Então eu quero te fazer mais um convite.
Quero te convidar a se inscrever no canal do Lecionare no Youtube porque lá são postados muitos conteúdos que vão te ajudar a ser aprovado. Tudo gratuito. Tem correções de provas, técnicas de estudo e de inteligência emocional. E tem também o perfil do Instagram com desafios, informações e muito mais. Segue lá.
Eu te desejo bons estudos, boa sorte e até a próxima.
Tamo Junto Até a Sua Aprovação