Soma é a primeira e mais importante operação matemática básica. Ela surgiu da necessidade evolutiva da humanidade de juntar dois ou mais valores.

Quando começaram a rolar as transações comerciais, a soma surgiu como uma resposta, afinal se eu compro algo então eu somei isso ao meu estoque.

Banner 1 - Gabaritando a Vida

Se você quiser multiplicar suas chances de aprovação, clica aqui

E para deixar tudo explicadinho, quero fazer alguns exemplos de soma para você entender perfeitamente e tirar 10 em qualquer prova por aí.

Como Resolver a Soma

Como escrito anteriormente, somar é o ato de juntar valores. E para isso podemos usar a ajuda dos dedos.

Como usamos o sistema de contagem chamado de decimal por ter 10 números, nesse início podemos usar os dedos das mãos para nos auxiliar.

Primeiro exemplo: quanto é 5 + 3?

Use os dedos. Se você tem 5 “qualquer coisa” e recebe mais 3 fica com 8, certo?

Já quanto é 4 + 7? Nesse caso a soma passa de 10, então precisamos tomar a próxima casa decimal. Usando ainda os dedos, é possível perceber que essa soma dá 11.

Agora me conta uma coisa. Quanto é 23 + 15? Nesse caso vamos somar casa a casa. Vamos armar essa conta, colocando número sobre número alinhando as casas a direita:

23 +
15

Vamos começar somando cada casa decimal iniciando pelas unidades, que é a casa mais a direita. Quanto é 5 + 3? Anota o número 8 nas unidades:

23 +
15
. 8

Já nas casas das dezenas, quanto é 1 + 2? Anota o número 3 e corre pro abraço.

23 +
15
38

Pronto! 23 + 15 = 38.

Soma Fácil: Como Facilitar a Resolução

Existem ferramentas que ajudam na hora de fazer somas rápidas de cabeça. Uma delas é a que eu apresento no reels e shorts postado nas redes sociais da Lecionare.

Soma Descomplicada - Lecionare

Chamei de soma fácil e olha só que simples.

Quanto é 27 + 48?

De cabeça não é assim tão simples e os números são relativamente altos. Então uma técnica simples é proceder com a soma de números redondos. Por exemplo, quanto é 50 + 30? De cabeça é mais fácil chegar a 80:

27 + 48

30 + 50 = 80 > é muito mais fácil para resolver

Chegando a 80, temos que ter a percepção de que adicionamos 3 unidades ao 27 e mais 2 unidades ao 48 para arredondar esse números. Então no final somamos 5 unidades na nossa conta, apenas para facilitar. Ficou assim:

27 (+3) + 48 (+2) = 80

No final é só tirar o 5 do resultado:

80 – 5 = 75

Esse é o resultado da soma fácil.

Bom, eu sinceramente acho mais simples usar essa ferramenta para descobrir qual é a adição. E você vai perceber que essa ferramentas além de facilitar, faz com que você ganhe muito tempo na hora dos estudos e da prova. Cada minuto é importante e isso te ajuda a poupar muito tempo.

>>> Você já pensou em resolver todas suas dificuldades com matemática? Quer aprender matemática de uma maneira simples e divertida? Então quero te apresentar o Matemática + Simples, um treinamento completo de matemática básica que vai te fazer gabaritar a sua próxima prova. Clica aqui, assista as primeiras aulas gratuitamente e veja a magia acontecer com suas notas. <<< 

Gostou do que leu aqui? Então eu quero te fazer um convite.

Quero te convidar a se inscrever no canal do Lecionare no Youtube porque lá são postados muitos conteúdos que vão te ajudar a ser aprovado. Tudo gratuito. Tem correções de provas, técnicas de estudo e de inteligência emocional, resoluções de provas, novos concursos e muito mais.

E tem também o perfil do Instagram com desafios, informações e muito mais. Segue lá.

Eu te desejo bons estudos, boa sorte e até a próxima.

Tamo Junto Até a Sua Aprovação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui