Seja muito bem-vindo ou bem-vinda ao blog Lecionare. O assunto desse artigo é o Teorema de Tales, duas ou mais retas cortadas por diagonais. E isso gera uma proporcionalidade incrível que vamos analisar agora. Vamos lá?
O Desafio Sobre Teorema de Tales
Esse artigo é mais um de uma série de desafios que lancei nas redes sociais da Lecionare. O intuito dos desafios é você conseguir assimilar pequenas doses de teoria para avançar na matéria a ser estudada.
Você quer ser aprovado em concurso público? Clica aqui!
No desafio, eu desenhei um triângulo cortado ao meio. Afirmei que o corte era paralelo a base do triângulo e inclui informações de 3 segmentos de reta e solicitei o quarto como na figura abaixo.
E agora? Você sabe como resolver esse problema?
Resolução do Problema do Teorema de Tales
Primeira coisa que você precisa saber sobre o Teorema de Tales: quando retas paralelas cortam diagonais, cria segmentos de retas proporcionais.
No desafio acima, há uma série de retas proporcionais em que é possível relacioná-las em uma única equação.
Então os segmentos de reta AB e AC são proporcionais aos segumentos BD e CE. Portanto é possível relacionar assim:
AB está para AC, assim como BD está para CE. Trocando por valores informados na figura, temos:
AB = AC
BD CE
2 = 5
3 x
Multiplicando cruzado:
2x = 3.5
2x = 15
X = 15
2
X = 7,5
Difícil? Agora você pode dizer que também entende de Teorema de Tales. Usa esse termo nas suas próximas conversas numa roda de amigos só para impressionar. Todos vão te admirar. Pode apostar.
Gostou do que leu aqui? Então eu quero te fazer um convite.
Quero te convidar a se inscrever no canal do Lecionare no Youtube porque lá são postados muitos conteúdos que vão te ajudar a ser aprovado. Tudo gratuito. Tem correções de provas, técnicas de estudo e de inteligência emocional, resoluções de provas, novos concursos e muito mais.
E tem também o perfil do Instagram com desafios, informações e muito mais. Segue lá.
Eu te desejo bons estudos, boa sorte e até a próxima.
Tamo Junto Até a Sua Aprovação