Há muito tempo já é consenso na ciência que os sons têm uma capacidade de nos transformar, seja para nos relaxar, nos dar prazer ou até mesmo para nos fazer concentrar em alguma tarefa. Por isso os sons binaurais são uma excelente forma de como aumentar o foco nos estudos através dos sons.

Mas O Que São Sons Binaurais?

Os sons binaurais (ou do inglês Binaural Beats) são sons rítmicos com frequências diferentes em cada um dos ouvidos. Isso foi descoberto em 1839 pelo cientista alemão Heinrich Wilhelm Dove ao perceber que o nosso cérebro tem a capacidade de identificar diferentes frequências em cada um dos ouvidos.

Banner 1 - Gabaritando a Vida

Clique aqui para multiplicar as suas chances de aprovação já na próxima prova

Daí a necessidade de sempre escutá-lo com fones de ouvido. Funciona assim:

Todo som é transmitido em formas de ondas pelo ar. Cada uma dessas ondas possui uma frequência, que é medida em Hertz (Hz). Portanto os sons mais graves possuem frequências menores, enquanto os sons mais agudos possuem frequências maiores.

Para você ter uma ideia, nós humanos temos a capacidade de ouvir sons de 20 a 20.000 Hz. Já animais como cachorro têm ouvidos melhores e podem ouvir sons de até 50.000 Hz.

Quando são aplicados sons com frequências diferentes em cada um dos ouvidos, o nosso cérebro cria uma terceira frequência com a diferença entre essas duas e isso gera um resultado prático dentro da nossa cabeça.

Bom, deixa eu exemplificar em números para você entender. Vamos supor que um dado som binaural foi produzido com 30 Hz em um ouvido e 38Hz no outro ouvido, então o nosso cérebro vai criar uma terceira onda cerebral com a diferença, que é 8 Hz.

Mas o que essa terceira onda com 8 Hz faz na nossa mente? Existem faixa de ondas com determinadas frequências que podem nos acalmar, relaxar ou mesmo nos agitar. Confira cada faixa de onda e o que ela faz na nossa mente:

Ondas Cerebrais-Lecionare
Ondas Cerebrais
  • Ondas Delta: São as faixas mais baixas, até 4 Hz e têm o poder de gerar sono profundo e reparador. É o estado completamente inconsciente.
  • Ondas Theta: de 4Hz a 7Hz que é o sono superficial, mas consciente. É o que os pesquisadores chamam de estado zen. Essa frequência cerebral é muito usada para meditações e estados profundamente relaxados como “sonhar acordado”.
  • Ondas Alpha: de 7Hz a 13Hz é o estado acordado, mas tranquilão. É um estado consciente, mas sonolento de tão relaxado.
  • Ondas Beta: de 13Hz a 39Hz é o estado acordado e de concentração. Frequentemente usado para estudos pois tem um poder de concentração grande, armazenamento de memórias, poder de pensamento crítico e de julgamento, resolução de problemas e etc. Mas é preciso ter cautela pois esse estado de consciência consome muita energia do corpo.
  • Ondas Gamma: Acima de 40Hz que caracteriza atividade mental de alto nível, usado para resolução de problemas complexos e o chamado estado de flow que é a concentração plena.

Onde Encontrar Esses Sons na Internet

Atualmente existem diversos produtores desses tipos de sons espalhados na internet.

Lojas de músicas como iTunes e Spotfy possuem playlists desse conteúdo. Além disso há aplicativos dedicados a mediação que também oferecem esses sons, como é o caso do app Zen, Binaural Beats e Atmosphere.

Mas a melhor maneira mesmo é o Youtube. Basta digitar algo parecido com binaural batidas ou música para estudo (ou esses termos em inglês) que você vai encontrar centenas de vídeos.

Eu sugiro que você teste os sons para ver se você percebe o efeito que deveria. Um pouco anteriormente você leu que há várias faixas de frequências e que cada faixa gera um efeito diferente.

Há faixas específicas para dormir, ficar concentrado ou para meditar. E como o Youtube não consegue garantir a frequência de o que você está ouvindo, fique esperto para perceber se determinado áudio não te dá sono, por exemplo. Então teste vários vídeos até achar o ideal para o seu caso.

Experimente Binaural Beats com Outros Sons

Como muitas coisas na nossa vida, é preciso testar para ver qual som melhor se adapta a você. Existem pessoas muito sensíveis aos sons binaurais puros, ou seja, somente os sons com as diferenças de frequências em cada um dos ouvidos.

Para isso, uma boa saída é encontrar sons binaurais camuflados com outros sons como os da natureza por exemplo. Então é comum encontrarmos as batidas binaurais junto com sons de passarinhos cantando ou sons de cachoeira com água corrente.

Isso torna tudo mais confortável para os ouvidos e aumenta a tolerância para longos períodos sentado em frente aos livros, PDFs e vídeos.

Uma boa sugestão é procurar por termos como “bineural beats nature” ou “bineural beats waterfall”. Depois me conta se esses sons não são mais agradáveis.

Ache a Sua Frequência Ideal

Como escrito anteriormente, é preciso fazer uma série de testes com diversos sons “puros”, ou seja somente com as batidas e sons mesclados com outros ruídos brancos.

Além disso é preciso descobrir a sua faixa de frequência ideal. Então a dica é se você se sentir desconfortável, disperso, com sono, ou mais irritado, experimente mudar as faixas de frequências desses sons.

Vamos supor que você está testando um som binaural de 8 Hz, experimente alternar para 12 Hz, por exemplo.

Repita esses testes até encontrar o seu som (ou sons) ideais para suas sessões de estudo diárias.

Minha Experiência Com Os Sons Binaurais

Ao estudar novas técnicas para aumentar a eficiência dos alunos aqui da Lecionare nos estudos para concursos públicos, acabei me deparando com a possibilidade de controlar ansiedade, acalmar a mente e aumentar o foco através dos sons. Fiquei empolgado e resolvi testar.

Abri algumas opções de vídeos no Youtube com esses sons e as mais variadas promessas. Depois de testar algumas opções, eu identifiquei que esses sons me ajudaram a manter a atenção plena na minha atividade e evitar distrações.

Portanto os sons binaurais funcionaram comigo e, com um pouco de insistência, eu imagino que você também pode colher os benefícios desses tipos de sons.

Experimente. Se você se sentir mal de qualquer forma, troque o som. E vai indo até achar uma batida que te faça bem. Depois experimente ouvir esses sons (puros ou mesclados com outros sons) durante as sessões de estudos.

Agora você realmente está comprometido com o seu sucesso em concursos públicos e quer uma mãozinha? Então quero te apresentar o Gabaritando a Vida. O treinamento GAV vai te colocar entre os melhores colocados já na próxima prova que você prestar. Centenas de candidatos estão se beneficiando das técnicas de estudo e de inteligência emocional que você vai aprender no curso e tornar sua jornada de estudos muito mais fácil e simples. VOCÊ PODE SER APROVADO E EU QUERO TE PROVAR ISSO. Clique aqui e conheça mais. Aposto que esse treinamento vai ajudar como me ajudou.

Gostou do que leu nesse artigo? Então eu quero te fazer mais um convite.

Quero te convidar a se inscrever no canal do Lecionare no Youtube porque lá são postados muitos conteúdos que vão te ajudar a ser aprovado. Tudo gratuito. Tem correções de provas, técnicas de estudo e de inteligência emocional, resoluções de provas, novos concursos e muito mais.

E tem também o perfil do Instagram com desafios, informações e muito mais. Segue lá.

Eu te desejo bons estudos, boa sorte e até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui