Em um Brasil com milhões de desempregados, outros milhões em empregos informais ou subempregos, além de outra porção da população que não está satisfeita com a ocupação atual, então os concursos públicos acabam sendo uma ótima alternativa para sair da crise financeira e conquistar o sucesso que sempre sonhou.

É nessa etapa que muitas pessoas ficam na dúvida sobre o que é concurso público e como ele funciona. É pensando nisso, que resolvi escrever esse artigo para acabar com todas essas questões e fazer você se animar para entrar nesse mundo de oportunidades de emprego.

O Que É Concurso Público

Concurso público é o meio pelo qual são admitidas pessoas para trabalhar diretamente ou indiretamente para o governo em qualquer nível e em qualquer esfera.

Os concursos públicos foram instituídos através da Constituição Federal de 1988, que regula como devem ser feitos os concursos em todo o território nacional. Então a partir daquele ano, excluindo algumas exceções, toda pessoa que trabalha para o governo deve ter participado de um processo rigoroso de avaliação.

O concurso público é composto por uma ou mais avaliações (provas) e no final é gerada uma classificação final. Fica tranquilo que eu vou detalhar melhor cada etapa a seguir nesse mesmo artigo.

Então basicamente o concurso público é uma avaliação que visa contratar profissionais para trabalhar em quaisquer órgãos públicos, autarquias, empresas públicas ou mesmo sociedades de economia mista.

Para você ter uma ideia do tamanho do serviço público no Brasil, são mais de 10 milhões de cargos públicos espalhados nas cidades, estados e país, no executivo, legislativo e judiciário, além de toda administração indireta.

Quais São As Etapas de um Concurso Público

Tudo começa quando um determinado órgão público, como por exemplo a prefeitura da sua cidade, algum tribunal, polícia, empresas públicas ou tantos outros exemplos, necessita contratar pessoas para completar os seus quadros de funcionários.

O órgão público, que na maior parte das vezes não tem competência para aplicar uma prova, abre licitação (ou dispensa) para a contratação de uma banca examinadora. Diversas bancas examinadoras públicas e privadas espalhadas por todo o país apresentam as suas propostas para elaborar o processo do certame.

As bancas examinadoras mais conhecidas do país que provavelmente você já ouviu falar (senão ainda vai ouvir falar) muito são CEBASPE, Vunesp, Fundação Carlos Chagas e Fundação Getúlio Vargas, além de outras centenas de bancas menores.

Uma banca é escolhida e assume o controle da avaliação, estipula os prazos e divulga o edital.

Banner 1 - Gabaritando a Vida

(Clique Aqui para Ser Aprovado no Seu Próximo Concurso Público)

A partir daí as regras do jogo estão na mesa. O edital é público e amplamente divulgado por meios digitais e contém todas as informações para você se inscrever, os prazos, requisitos e tudo mais que você deve saber.

Depois da sua inscrição e de pagar o boleto, você aguarda a prova (ou as provas). E eu escrevi “aguardar” como uma forma de dizer que você deve estar estudando nesse período, certo?

Um certame de concurso público pode ter uma ou mais etapas. Como exemplo podemos citar, entre outras:

  • Prova dissertativa: escrita como uma redação
  • Prova objetiva: a famosa prova de múltipla escolha
  • Prova de títulos: para avaliar os títulos da formação acadêmica do candidato
  • Prova de aptidão física: para avaliar sua capacidade física
  • Prova prática: visa avaliar a sua destreza com a futura profissão
  • Psicotécnico: para avaliar suas condições psicológicas
  • Investigação social: verificar se há deslizes penais
  • Prova oral: que visa avaliar os conhecimentos técnicos e de oratória do candidato
  • Curso de formação: que acontece como uma formatura antes de atuar no trabalho.

Depois de todas as etapas, a banca divulga o gabarito preliminar que são as respostas esperadas para cada tipo de prova.

Após alguns dias da divulgação do gabarito preliminar, inicia o período para recursos, para os candidatos que não concordam com aquele gabarito.

Essas possibilidades de impetrar recursos em cada etapa do processo é o que torna o concurso público tão fascinante e democrático. Cada concurseiro tem o direito de reclamar caso não concorde com algo durante todo o precesso.

Depois de analisadas todas as reclamações, a banca reanalisa o edital, pode alterar ou anular questões e divulga o gabarito final e a classificação final.

como-estudar-para-concursos-publicos

A partir daí, a banca examinadora entrega essa lista ao órgão, que assume o controle para as convocações conforme sua necessidade. Esse é o fim do concurso público e o começo do prazo de vigência para a convocação, que pode ser de alguns meses até 4 anos no máximo.

Depois que você fez a sua parte e viu seu nome na classificação final, é só aguardar o órgão publicar a sua convocação e correr para o abraço.

Agora eu quero oferecer uma vantagem para você sair na frente nos concurso públicos. Eu e a Lecionare criamos um curso completo sobre inteligência emocional que vai te ensinar sobre como multiplicar as suas chances de aprovação. Clique aqui para conhecer.

O Que Estudar

Sempre que me deparo com um concurseiro iniciante, as perguntas sobre “como começar” e “por onde começar a estudar” são recorrentes.

A minha resposta sempre depende de vários outros questionamentos sobre definições de áreas de estudo. Esses questionamentos e definições é o que eu ensino certinho no treinamento Gabaritando a Vida. O candidato precisa pensar nas suas aspirações e vocações. É preciso pensar que é um trabalho que pode durar anos e anos.

Vencida essa etapa, eu considero que existem 4 disciplinas que todo estudante de concurso público deve estudar desde o primeiro dia:

  • Português, afinal cai em toda prova
  • Matemática/Raciocínio lógico porque é uma disciplina muito importante e muito cobrada também
  • Informática por ser um diferencial e cobrada em muitas provas
  • Atualidades porque muitos candidatos subestimam e não estudam

Partindo dessas 4, você deve incluir disciplinas de acordo com a sua área de estudo. Carreiras policiais e tribunais cobram muito direito. Carreiras fiscais cobram outras disciplinas como direito tributário e contabilidade. Já cargos municipais cobram rotinas administrativas e regulamentos específicos. Carreiras bancárias cobram atendimento, conhecimentos bancários e do mercado financeiro.

Espero que você tenha entendido que não existe uma regra de quais disciplinas estudar e que não é humanamente viável estudar para todas as áreas de atuação. É preciso decidir um ou no máximo duas áreas de estudo e estabelecer uma grade específica para esse planejamento.

Portanto se ainda não se decidiu qual área ingressar no serviço público, então foque nas 4 disciplinas coringa aqui de cima. Assim que se decidir inclua as novas disciplinas no seu ciclo de estudo.

Agora eu quero te convidar a se inscrever no canal da Lecionare no Youtube e seguir o perfil no Instagram. Lá são postados conteúdos relevantes para você e sua aprovação. Você vai adorar.

Um abraço e bons estudos.

Tamo junto até a aprovação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui