Se você tem pesadelos com a matemática quando está estudando para concursos públicos, você definitivamente não está sozinho. Milhares e milhares de concurseiros se esforçam para aprender do básico ao avançado quando o assunto é matemática. E o entendimento da equação de primeiro grau e como resolvê-la é fundamental para ser aprovado em uma prova.
Para ser aprovado em concurso público, clique no link e conheça o GAV
Mas Por que é Importante aprender Equação de 1 Grau?
Ter conhecimento e saber resolver equação do primeiro grau é fundamental para desenvolver qualquer questão de concurso. Mesmo porque as questões são muito úteis para traduzir para matemática os problemas que estão em português.
Eu considero que esse assunto faz parte do básico para sair do lugar na hora da prova. Mas antes de entender o básico, você precisa saber o que é essa bendita equação.
Tanto equação do primeiro grau com ou sem frações são afirmações matemáticas em que alguma coisa é igual a outra coisa, e nesse meio nós temos também a chamada incógnita.
Para ser considerada de primeiro grau, a incógnita (comumente chamada de x) precisa estar elevada ao primeiro grau. Vale ressaltar que a incógnita assume um número qualquer e o objetivo da resolução da equação é justamente descobrir qual é o valor desse x.
Então o melhor exemplo de equação de primeiro grau (chamada de equação fundamental) tem essa cara:
ax + b = 0
Nem sempre a equação vai se apresentar bonitinha desse jeito acima. Certas vezes, essa equação vai estar toda bagunçada. Esses são alguns exemplos de equações de primeiro grau:
34x – 12 = 70
3,4x + 15,7 = 19,8
Repare que em todos os casos, o x está elevado a primeira potência.
Como Resolver Equação de Primeiro Grau
Para a resolução e encontrar o valor de x, devemos usar algumas regras matemáticas. O famoso “passa pra lá” e “passa para cá” invertendo a operação.
É nesse ponto que quero chegar. Passar pra lá e passar pra cá invertendo a operação nada mais é do que adicionar elementos dos dois lados da equação de modo a anular um deles afim de isolar o x.
Vejamos o exemplo que foi postado no canal Lecionare no Youtube. Você vai entender melhor.
2x + 5 = 9
E agora? como resolver essa equação acima? O objetivo é descobrir o valor de x. Primeiro passo para isolar a incógnita, vamos subtrair 5 dos dois lados. Então vai ficar assim.
2x + 5 – 5 = 9 – 5
Repare que o -5 não foi escolhido ao acaso. Esse termo foi escolhido justamente para cortar o lado esquerdo. Fazendo as subtrações é como se a gente tivesse passado o +5 para o lado direito invertendo a operação (então virou -5).
2x + 5 – 5 = 9 – 5
2x = 4
Agora vamos dividir por dois dos dois lados da equação, assim vamos isolar completamente o x:
(2x)/2 = 4/2
Resolvendo, ficamos:
(2x)/2 = 4/2
X = 2.
Bingo! Resolvemos juntos uma equação de primeiro grau. Perceba que você precisa resolver muitos outros exemplos para pegar o jeito.
Atente-se sempre ao fato de que para manter a igualdade, tudo que fizer de um lado deve ser feito também do outro lado. Então se somar 20 do lado esquerdo, deve-se somar 20 do lado direito e assim por diante.
Agora Olha Esse Desafio
Como de costume, sempre desafio os alunos Lecionare a ir sempre mais longe, expandindo suas formas de pensar na matemática e fora dela.
Para isso uso desafios postados nas redes sociais. E você tem plenas condições de resolver o desafio a seguir.
Vamos lá! Qual é número cujo triplo, adicionado 10 é 50? Primeiro passo é passar do que está escrito em português para matematiquês. Vamos por partes desse enunciado:
Qual é número cujo triplo, adicionado 10 é 50? “Um número cujo triplo”… Isso quer dizer 3 vezes um número que devemos descobrir qual é. Vamos chamá-lo ainda de x.
3x
Continuando: Qual é número cujo triplo, adicionado 10 é 50? Então é o triplo de um número X mais 10:
3x + 10
Agora a parte final: Qual é número cujo triplo, adicionado 10 é 50? Então vamos igualar tudo isso a 50:
3x + 10 = 50
Pronto! Primeiro passo cumprido. Agora temos uma equação de primeiro grau com uma incógnita. Para resolver, vamos criando mecanismos para isolar o x.
Antes de mais nada, vamos passar o 10 para a direita invertendo a operação. Se o 10 está somando o termo com o x, vamos passar subtraindo:
3x + 10 = 50
3x = 50 – 10
3x = 40
Agora vamos passar o 3 dividindo:
x = 40
……..3
Essa divisão resulta em uma dízima periódica. Não é assunto desse artigo, mas se você desenvolver quanto dá 40 divido por 3, chegará no valor infinito que começa assim:
x = 40 = 14,33333…
……..3
Pronto! Bem-vindo ou bem-vinda ao time dos candidatos que manjam de equações de primeiro grau. Continua ligado aqui no blog que mais cedo do que imagina, você vai alcançar sua aprovação.
Agora que você já tem uma boa noção de como fazer uma equação de primeiro grau e você continua estudando matemática para concurso público, eu quero te fazer um convite.
Quero te convidar a se inscrever no canal do Lecionare no Youtube porque lá são postados muitos conteúdos como resolução como essa acima que vão te ajudar a ser aprovado. Tudo gratuito. Tem correções de provas, técnicas de estudo e de inteligência emocional.
E tem também o perfil do Instagram com desafios, informações e muito mais. Segue lá.
Eu te desejo bons estudos, boa sorte e até a próxima.
Tamo Junto Até a Sua Aprovação